O que se entende por actividade física?
Pode dizer-se que actividade física é o conjunto de exercícios que um indivíduo, ou grupo de indivíduos, pratica que envolve gastos de energia e alterações orgânicas, através de movimentos corporais.
Qual a importância da actividade física?
A actividade física assume, como hoje em dia se sabe, um papel fundamental para o nosso bem - estar quer físico quer psicológico.
O exercício físico:
- Melhora as articulações, ossos, composição e postura corporal;
- Melhora pressão arterial, sistema respiratório, função intestinal e circulação sanguínea;
- Evita doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol;
- Contribui para a diminuição de peso;
- Retarda o envelhecimento;
- Promove o sono;
- Aumenta a resistência física e a flexibilidade;
- Aumenta a auto-estima e a auto-confiança;
- Desenvolve capacidades psicomotoras;
- Evita depressões;
- Ajuda ao controlo do stress, ansiedade e pessimismo.
Quanto maior for o exercício físico, maior o gasto de energias e, consequentemente, maior o benefício para a saúde. Mas, no entanto, não é preciso uma prática exaustiva, pois a discrepância, em termos de saúde, entre um sujeito muito activo e um menos activo não é muito grande. É também de ter em conta que as actividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequência e vice - versa.
O ideal é praticar exercício físico 30 a 40 minutos por dia ou 3 a 5 vezes por semana. Tanto pode ser praticado num ginásio como em casa, neste último caso encontram-se mais benefícios, pois pode exercitar-se à hora que mais lhe convém. Aconselha-se aqui, o uso de equipamentos que facilmente pode encontrar no mercado, como as passadeiras, steps ou as bicicletas estáticas, o que importa é que estejam de acordo com a necessidade, com a preferência e com a aptidão física do indivíduo e que não tenha nenhum risco associado à prática dessa actividade.
Qualquer exercício é bom, contudo, o melhor é aquele que requer oxigénio e onde intervêm grandes massas musculares. Veja aqui as calorias (Kcal) gastas, em média, em alguns exercícios físicos:
Que faixa etária pode exercer a prática desportiva?
Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode e deve praticar exercício físico, desde que reúna os “requisitos” necessários (ou seja, que tal não lhe seja prejudicial).No entanto, há que diferenciar os tipos de exercícios aplicados, consoante a idade dos indivíduos. O tipo de exercícios a aplicar a um jovem, não poderão ser os mesmos que a um idoso que, devido à idade, tem já menos capacidade cardiovascular, menos força e menos flexibilidade muscular, ou seja, não estão tão aptos fisicamente.
A actividade física em crianças e jovens:
Nesta faixa etária, a actividade física, para além de importante para aquisição de habilidades psicomotoras, é também muito importante para o desenvolvimento intelectual que possibilitará um maior desempenho escolar e um melhor convívio social. No caso das crianças hiperactivas, a prática de exercício físico pode servir como “descargas energéticas”.
A actividade física nos idosos:
É certo que nesta etapa da vida, as capacidades físicas já não são as melhores como refere em cima, no entanto, está provado que os idosos obtém os mesmos benefícios que os jovens ao praticarem exercício físico. Antes de passarem à prática, os idosos devem sujeitar-se a rigorosos exames médicos e devem praticar apenas os exercícios que este lhes indicar, como a natação, a hidroginástica ou a caminhada.
No entanto, independentemente da faixa etária do individuo, existem precauções a tomar: hidrate-se muito bem, antes, durante e após o exercício físico. As líquidos mais indicados são a água e as bebidas desportivas; importante também, é fazer os alongamentos depois do exercício físico, de modo a evitar lesões e dores musculares.
Sem comentários:
Enviar um comentário