quinta-feira, 4 de março de 2010

Vegetarianismo - Vantagens e Desvantagens

Actualmente, a dieta vegetariana ganhou extrema popularidade em todo o mundo. Diz-se que é a chave para uma vida saudável. Algumas organizações que trabalham em prol dos direitos dos animais são estritamente contra o consumo de carne, peixe ou aves. A dieta vegetariana consiste tipicamente de grãos, vegetais e frutas. Estes são, sem dúvida, bons para a saúde. Mas alguma vez reflectiu se as refeições vegetarianas seriam completas a nível nutricional? Será que conseguem preencher todas as necessidades nutricionais do organismo? Como veremos a seguir, há vantagens e desvantagens de se ser vegetariano.



Vantagens de se ser vegetariano

A dieta vegetariana inclui principalmente grãos, frutos secos, cereais, sementes, feijões, vegetais e frutos. Portanto, é rica em fibra, ácido fólico e vitamina C. Vegetais e frutos proporcionam vitaminas e minerais que são essenciais para um corpo saudável. Feijões, Tofu e sementes são algumas boas fontes de proteína. Os vegetais consistem em fitoquímicos, que previnem algumas doenças crónicas. Vegetais verdes folhosos são ricos em antioxidantes. Vegetais e frutos proporcionam também açúcares naturais e enzimas benéficas.
Este tipo de dieta tem um baixo teor de gorduras, colesterol e gorduras saturadas. Como resultado, minimiza o risco de aumento de peso. Isto, por sua vez, reduz as possibilidades de desenvolvimento de problemas associados à obesidade. A dieta vegetariana é também útil para uma perda de peso saudável e para ajudar a baixar os níveis de colesterol e a diminuir o risco de várias condições tais como pressão sanguínea alta, doenças cardiovasculares, diabetes, artrite reumatóide, osteoporose, doenças hepáticas, pedras nos rins e cancro. Devido à ingestão de grande quantidade de fibra alimentar, a saúde digestiva é melhorada. O vegetarianismo protege também de doenças ligadas ao consumo de determinados alimentos como a doença das aves, a doença das vacas loucas, parasitas intestinais, etc...



Desvantagens de se se vegetariano
 
Embora a dieta vegetariana proporcione todos os nutrientes essenciais, há determinados nutrientes que podemos obter em maiores quantidades a partir da carne ou do peixe. A dieta vegetariana tem um teor reduzido de proteína, cálcio, vitamina B12, ferro e zinco. A vitamina B12 é encontrada em produtos de soja, cereais fortificados e produtos animais em quantidade abundante. A carne é considerada a principal fonte de vitamina B12. O leite de soja, leite e outros produtos lácteos são ricas fontes de vitamina D. carne, frango, peixe e aves contêm grandes quantidades de ferro e zinco. O leite, o queijo e o iogurte são excelentes fontes de cálcio. Estes nutrientes não são encontrados em grande quantidade na dieta vegetariana. A carne é uma fonte rica de proteína e contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo. O fósforo presente na carne é mais facilmente absorvido que aquele presente nos legumes e nos cereais.
A dieta vegetariana não é aconselhada a culturistas ou a atletas de alta competição, uma vez que requerem uma dieta com alto teor de proteínas. Uma dieta com quantidade insuficiente de hidratos de carbono e proteínas pode levar à anemia. Problemas a nível intestinal são muitas vezes observados nos vegetarianos. Se a sua dieta estiver totalmente livre de gorduras, então não é saudável, uma vez que são necessárias determinadas quantidades de colesterol e gorduras para o desenvolvimento do sistema nervoso e para o funcionamento normal do organismo.



Embora hajam determinadas desvantagens em seguir uma dieta vegetariana, esta definitivamente oferece vantagens a nível de saúde. Se planear correctamente a sua dieta, pode ultrapassar o problema das deficiências nutricionais e melhorar a sua condição física e saúde geral. Afinal, a alimentação saudável é a chave para uma vida saudável.